© 2019 Renova Consulting - Tecnologia, processos e transformação

Todos os direitos reservados

A RENOVA

PROPÓSITO

Acreditamos que a nova economia (alavancada pela indústria 4.0, organizações exponenciais, transformação digital, organizações teal e tantas outras frentes) poderá nos levar a um mundo melhor, e acreditamos também que isso só poderá ser feito através do uso adequado da tecnologia e de processos mais eficientes, orgânicos e centrados na experiência do cliente e de seu ecossistema (incluindo sociedade e meio ambiente). Queremos colaborar para que cada pessoa, empresa ou organização seja parte desta mudança!

TRÍADE DA

RENOVAÇÃO

Visualizamos claramente a importância, e nossa capacidade de auxiliar as organizações, em 3 grandes eixos principais:

• Tecnologia: Não há nada mais inegável no momento atual do que o fato de que que, seja lá qual for seu ramo de negócio, a tecnologia está / estará fortemente envolvida muito em breve. Porém acreditamos que a tecnologia sem adequação a seus processos de negócio e, principalmente, sem alinhamento com as tendências da transformação digital não resultará em nada a não ser mais custos para sua empresa. É preciso adquiri-la e aplicá-la com muita cautela.

• Processos: Para quem não sabe onde está e / ou aonde quer ir, qualquer caminho serve. Por isso não abrimos mão de, seja qual for o trabalho a ser realizado, entender seu negócio, seu cenário atual (AS IS) e suas necessidades para, aí sim, desenharmos juntos (em cocriação) um cenário desejado futuro (TO BE). O correto estudo de seus processos de negócio pode trazer resultados surpreendentes.

• Transformação: Especialistas apontam que 40% dos negócios existentes atualmente devem falir nos próximos 10 anos. Que 60% dos jovens estão aprendendo profissões que devem deixar de existir em 15 anos. E que a definição de "emprego" como a conhecemos deve deixar de fazer sentido em um prazo de aproximadamente 40 anos. O que fazer para sobreviver a estas previsões? E o que exatamente significaria "sobreviver" em meio a este cenários? Cocriar um melhor cenário futuro junto às organizações é o maior desejo da Renova Consulting!

NO QUE ACREDITAMOS

Acreditamos que estamos vivendo uma mudança de Era, onde velhas âncoras do passado (algumas delas fundamentais para chegarmos até aqui, embora agora desatualizadas) estão pesando em nossas embarcações e nos impedindo de navegar mais rapidamente nos oceanos da nova economia do século XXI (dinâmica, colaborativa, consciente, tecnológica e exponencial).

A Renova gostaria de caminhar junto a seus clientes tentando ajudá-los, através do uso adequado da tecnologia e de processos de negócio mais eficientes, orgânicos e centrados na experiência do cliente, a criar um mundo mais próspero, justo, produtivo e sustentável (econômica, social e ambientalmente).

FÁBIO HIDEKI

KAWAUCHI

Iniciei minha carreira na área de tecnologia no ano de 2001 e sempre gostei de meu pautar em conceitos, metodologias e ferramentas sólidas e tradicionais. Estudei tudo que havia de mais proeminente, mas em dado momento senti que desenvolver a tecnologia pela tecnologia não estava trazendo os resultados que eu esperava trazer.

Foi assim que, por volta de 2010, comecei a me envolver com o estudo da gestão por processos de negócio (BPM), que me trouxe, efetivamente, uma visão bastante mais abrangente do mundo de negócios e suas peculiaridades. Trabalhei fortemente com a automação de processos e pude ajudar organizações a trabalharem de forma muito mais organizada, eficiente, controlada e veloz. Mas analisar e automatizar também começou a não me satisfazer.

Em meados de 2015 já estava estudando bastante fortemente alguns assuntos como o Design Thinking, os canvas de negócios e projetos, jornada do cliente, Lean Thinking, gestão ágil e coisas do gênero. E em 2016 me juntei a um grupo de pessoas que também começava a procurar novas formas de prosperar no mundo dos negócios, o grupo Business Transformation, liderados por José Davi Furlan e Leandro Jesus.

Em 2017 tive a oportunidade de realizar um trabalho muito interessante em Angola, e voltei decidido a mudar bastante minha forma de atuar no mercado. Participei da escrita colaborativa do livro "Exploradores de um mundo em transformação" e participei ativamente do refinamento e da fomentação da experiência de aprendizado gamificado idealizada por Leandro Jesus, o Explorers Game, que mudou definitivamente minha forma de enxergar os rumos da economia e minha própria atuação e papel dentro deste novo mundo.

Agora encontro-me tentando me repaginar e repaginar a Renova Consulting, buscando ser um agente de cocriação do canal necessário para, aos poucos, levarmos nossas organizações dos mares mais tradicionais nos quais navegamos para o inexplorado mar da nova economia.