Dia de visita ao StartSe ConstruTech Conference

(29/03/2019)

Apesar de não ser da área de construção civil e nem de nenhuma área correlata, em minhas incursões através da agilidade e da transformação de negócios tive a oportunidade de encontrar parceiros de projetos e tentar levar um pouco do que conheço para este novo mundo para mim. E a experiência tem sido ótima! Poder aprimorar seus conhecimentos já obtidos é bom, mas conhecer algo "do zero" é ainda melhor!

E foi visando entender no que mais eu ainda poderia agregar que, por uma bela coincidência, na mesma época encontrei o tal evento.

Uma coisa que fiquei um tanto decepcionado foi constatar que as startups que trabalham na construção propriamente dita são relativamente poucas! A maior porcentagem de iniciativas concentra-se na venda, aluguel ou qualquer forma de locação da construção pronta.

Fiquei me perguntando se isso seria falta de interesse, de oportunidades ou de possibilidade de ser feito mesmo. Será impossível otimizar de maneira exponencial o processo construtivo em si?

Mas, pelo menos, uma "notícia boa" é de que, apesar da baixa porcentagem de iniciativas, quando falamos de Unicórnios (startups que atingem valor de 1 bilhão de dólares) a porcentagem é bem diferente!

A tendência parece ser mesmo usar melhor o que já temos, encontrando o melhor lugar para morar ou trabalhar em aplicativos sem precisar adquirir mais nada, e, se for para construir algo novo, que se faça de forma simples, fácil, rápida e sustentável, e aí as soluções vão de impressão 3D a morar e trabalhar dentro de contêineres que, inclusive, quando você for se mudar você pode simplesmente desencaixar de seu local atual, transportar e reinstalar no local de destino (sim, já tem startup planejando isso!).

Enfim, o evento foi ótimo, trouxe diversos e insights e rendeu ótimos contatos.

Sem falar na competência e na energia da StartSe, uma startup agregadora de startups! Ou seja, uma fomentadora de um ecossistema de empreendedores tentando encontrar seu lugar no mercado, na sociedade e no mundo. Ela mesma se define como uma jovem empresa que "provê tecnologias e serviços para informar, educar e conectar as pessoas, para assim estarem preparadas a desenvolver e realizar negócios da Nova Economia".

© 2019 Renova Consulting - Tecnologia, processos e transformação

Todos os direitos reservados